Quais os diferenciais de um e-commerce de sucesso?

Quais os diferenciais de um e-commerce de sucesso?

Por mais que o e-commerce venha mostrando ser um dos segmentos que mais crescem no Brasil, o tempo médio de sobrevida das lojas virtuais ainda é pequeno. Daí surge a pergunta que não quer calar: o que diferencia um e-commerce de sucesso de outro que não consegue se manter no mercado? No post de hoje, vamos esclarecer alguns pontos fundamentais para que você faça parte do time vencedor. Acompanhe!

Qualidade das imagens

Muitos e-commerces pecam bastante na hora de inserir as imagens de seus produtos. O detalhe que não pode ser esquecido é que, como o consumidor não pode ver e tocar a mercadoria, as fotos devem ser de altíssima qualidade, mostrando ao menos os principais atributos das mercadorias sob diversos ângulos.

Outra questão a observar ainda em relação às imagens é sua nomenclatura. Ao fazer upload das fotos, lembre-se de nomeá-las de acordo com seu conteúdo para que possam ser indexadas pelos mecanismos de busca e exibidas em resultados orgânicos.

Descrições dos produtos

Um e-commerce de sucesso não se contenta com meras descrições de características técnicas. Para realmente envolver e engajar os clientes, é preciso fazer com que eles sonhem com o produto.

Com isso em mente, descreva os benefícios que cada mercadoria pode proporcionar, sem esquecer de otimizar o texto com técnicas de SEO. Quanto mais otimizadas forem as páginas dos produtos, mais chances de aparecerem nas primeiras colocações dos resultados de busca orgânica.

Experiência do consumidor

Para ter sucesso com um e-commerce, você também deve se preocupar com a experiência do cliente junto à sua loja virtual. Uma navegação ágil e intuitiva favorece a permanência dos usuários, estimulando-os a conhecer mais produtos.

Sugestões de itens relacionados, contato personalizado, comunicação precisa e processo de compra esclarecido são algumas das questões a verificar para promover uma jornada de compra de qualidade.

Facilidade na compra

Já que entramos no assunto, um e-commerce de sucesso também deve manter um processo de compra curto e objetivo, que solicite apenas aquelas informações imprescindíveis para o fechamento da venda.

A lógica é simples: quanto mais rápido é o checkout, menos chances o consumidor tem de desistir da compra no meio do caminho, seja por repensar a decisão ou se distrair com outras coisas.

Funcionamento no mobile

As vendas por meio de dispositivos mobile têm disparado nos últimos meses. Para você ter uma ideia, o crescimento foi de 170% em 2016. Campeões de vendas nessa modalidade, os smartphones oferecem inúmeras facilidades, como a compra por meio de aplicativos.

Por tudo isso, é importante ter um site responsivo, que se adapte facilmente a qualquer tamanho de tela e ofereça uma experiência de compra satisfatória ao consumidor. Sem esse cuidado, as chances de o usuário partir para a concorrência são grandes.

Feedbacks dos clientes

Outro diferencial de um e-commerce de sucesso é saber ouvir os clientes, transformando suas críticas e sugestões em oportunidades de vendas e fidelização. Comece por permitir comentários e avaliações em sua loja on-line, estimulando a audiência a contribuir para o aumento da reputação do e-commerce.

Use as redes sociais para interagir, mas também para compreender quais são os desejos e as necessidades dos clientes. Aproveite os feedbacks dados por e-mail, inbox ou comentários para desenvolver processos cada dia melhores e mais alinhados ao perfil do público que você pretende atingir.

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